Redes Sociais                Dados de Contato      |       +55 (77) 3463-2676         +55 (77) 99109-2614         eminox@eminox.com.br

TRADUÇÃO >

Portuguese English French Spanish

Blog

De acordo com o Cepea/Esalq, os mandiocultores com lavouras disponíveis para entrega continuam postergando a comercialização, ainda devido ao baixo rendimento de amido e à menor produtividade. Além disso, choveu nos últimos dias em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, o que atrapalhou o avanço dos trabalhos no campo e ajudou a reduzir a oferta. A demanda, por sua vez, segue firme, impulsionando os preços da raiz. Assim, entre 25 e 29 de novembro, o preço médio semanal a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 445,42 (R$ 0,7747 por grama de amido na balança hidrostática de 5 kg), 3,8% acima do registrado na semana anterior. A média mensal, por sua vez, foi 22,6% superior à de outubro, em termos nominais.
Compartilhe nas redes sociais:
Uma missão composta por representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) visitou Gana, entre os dias 11 e 15 de novembro, para realização de um diagnóstico que sustentará elaboração de um possível projeto de cooperação técnica para o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca no país.Durante os dias 13 a 15 de novembro, a delegação realizou oficina de elaboração da estrutura lógica da minuta de projeto, para verificar a viabilidade da demanda de cooperação técnica. Na ocasião, participaram representantes de diversas instituições ganenses.A equipe brasileira visitou, também, uma estação de processamento de mandioca na região de Volta, e a única indústria do país produtora de etanol a partir da mandioca. Durante as reuniões estabelecidas nas visitas de campo, foi possível constatar desequilíbrio de mercado referente à produção da mandioca no país, ou seja, excedente de mandioca para consumo humano, o qual é desperdiçado por falta de estações de processamento adequadas e suficientes, além de escassez de mandioca para uso industrial, sobretudo, no processamento de amido.O grupo realizou uma visita ao Ministério da Alimentação e da Agricultura (MoFA), durante a qual foi informada sobre a situação atual da cadeia produtiva da mandioca em Gana. De acordo com o Diretor do Departamento de Serviços de Culturas do MoFA, Seth Osei-Akoto, a mandioca representa 22% do PIB agrícola ganês e aproximadamente 50% da produção total de raízes e tubérculos, sendo que sua produção se concentra nas…
Compartilhe nas redes sociais:
A demonstração da pulverização de uma lavoura de mandioca com helicóptero reuniu – e agradou – técnicos da Emater, da iniciativa privada e produtores rurais. A apresentação aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), na Estância Maria Luiza, em Tamboara.“Nós tínhamos a pulverização com o avião e o trator. E agora temos com o helicóptero que executa o trabalho com alguns diferenciais, com maior eficiência”, avaliou o gerente regional da Emater de Paranavaí, Antônio Souza dos Santos. Chamou a atenção dele a capacidade do helicóptero em cobrir todas as áreas. “Com o helicóptero é possível pulverizar toda a área, mesmo em terrenos acidentados, e fazer as bordas sem ameaçar a plantação vizinha”, disse ele.Souza lembrou que a pulverização em áreas vizinhas a plantações de amora e outras frutas sempre foi conflitante. “Com o helicóptero, o trabalho é feito com mais segurança”, disse ele. Ressaltou ainda outro fator: que a pulverização com este modelo de aeronave é de uma altura semelhante a do trator, “só que sem o esmagamento, provocado pelas rodas dos tratores”.Para o gerente regional da Emater, a possibilidade de pulverizar pequenas áreas é outro diferencial do uso do helicóptero. Para fazer frente aos custos, o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior, sugeriu que a Emater reúna os pequenos produtores para viabilizar a pulverização aérea.O Dia de Campo com a demonstração da pulverização foi da Aéreo Agrícola Fornagieri (AAF), Sindicato Rural de Paranavaí, Centro Tecnológico de Mandioca…
Compartilhe nas redes sociais:
MAIS LIDAS

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. Eminox - Máquinas e Equipamentos 

      

Search